O cinema nosso de cada dia.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 


 

O SEGREDO DE SEUS OLHOS
19/02/2010 - 09:59:29
Filme argentino esbanja carisma e se torna uma justa indicação ao Oscar.

Diretor:Juan José Campanella
Elenco:Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Bárbara Palladino.
Produção:Mariela Besuievski
Roteiro:Juan José Campanella, baseado no romance La pregunta de sus ojos de Eduardo Sacheri
Duração:127 min.
Ano:2009
País:Argentina
Gênero:Romance
Distribuidora:Europa Filmes
Classificação:16 anos

 
 
     
 

Escrito por Joker

Antes de dar início a essa resenha, tenho que confessar que já encontrei a primeira grande dificuldade antes mesmo de escrever estas palavras que você, caríssimo visitante, lê agora. Essa dificuldade se dá a uma necessidade natural de enquadrar algo que vemos em nossas “caixinhas mentais” com rótulos de gêneros.

O grande problema em escrever isso, é exatamente por não saber em qual “caixinha” devo colocar o filme argentino “O Segredo de Seus Olhos”, filme que estréia essa semana em circuito comercial nacional. A película conta a história de Benjamin Esposíto (Ricardo Darín – “XXY”), um oficial de justiça aposentado que, nos seus dias de vadiagem calmaria, resolve escrever um livro, e usa como inspiração, um caso de assassinato investigado por ele 25 anos antes. Nesse meio tempo, em meio a memórias e evidências atuais, ele é tomado pela vontade de saber qual foi o rumo que as investigações levaram em todo esse tempo, e se pega refazendo todos os passos da época em que o crime foi cometido.

Se eu parasse por aqui, poderíamos dizer facilmente que esse é um filme policial ou de suspense, mas vamos continuar.

Durante esse tempo, ele relembra também de seus flertes com sua inspetora e amiga Irene Menéndez (Soledad Villamil – “Não é você, sou eu”), por quem tem uma queda clara até nos dias de hoje. Devemos colocar o filme na estante dos romances?

Mas espere, ainda tem mais: conhecemos também o melhor amigo de Sebastian em seus tempos de serviço, Pablo Sandoval (Guillermo Francella – “Rudo e Cursi”), um alcoólatra de nível máximo, que vive se metendo em brigas e fazendo cagada coisas erradas durante a investigação.Ele é um baita alívio cômico, tornando as vezes o filme uma comédia engraçaralha.

Já temos nosso filme dividido entre três estantes, ou caixinhas (em nosso exemplo). E eis que surge Ricardo Morales (Pablo Rago – [Insira aqui algum filme bom dele]), viúvo da vítima do tal crime, que se afunda em lágrimas e desejo de vingança, o que tornaria o filme um dramaralho.

O mais engraçado é que essa “Feijoada Argentina” resulta em um bom filme, graças à boa dose de cada estilo coordenada pelo diretor Juan José Campanella, que já dirigiu episódios de séries como “Lei e Ordem”, “House”, e “30 Rock”.

Tudo isso resulta em um filme divertidíssimo, emocionante e uma indicação justa para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Mesmo sendo argentino.  

Trailer:


Comente ou leia os 0 comentários




Compartilhe isso:



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 
Quentinhas
 
 
06/10/2012 - 14:54:57

É sério que eles ainda tentam mexer com Liam Neeson?
 
26/07/2012 - 05:15:29

Trilogia morceganística termina de forma apoteótica (sempre quis usar essa palavra).
 
 
 
26/07/2012 - 05:02:43

Vamos pegar nossas mochilas e correr pelo mundo?
 
05/07/2012 - 20:36:35

A volta do amigão da vizinhança repaginado.
 
 
 
28/06/2012 - 23:12:38

Diego, Manny, Sid e Scrat voltam ao quarto filme e enfrentam a separação dos continentes!
 
08/06/2012 - 00:57:36

Madagascar voltou! Eu me remexo muito....
 
       
 
 

Trilha Filmes® 2010 - trilha@trilhafilmes.com.br
O cinema nosso de cada dia | Todos os direitos reservados.