O cinema nosso de cada dia.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 


 

CONTATOS DE 4° GRAU
19/12/2009 - 21:48:37
Primeiro o contato visual, segundo os sinais, terceiro o encontro e em quarto grau a abdução...


 
 
     
 

Escrito por Hans Landa

Nome, Alaska. Aqui normalmente são registrados um número elevado de pessoas que desapareceram misteriosamente. Apesar da intensa investigação do FBI nenhuma explicação plausível foi encontrada até hoje.

É aqui que vive a psicóloga Doutora Abigail Tyler, viúva recente, mãe de duas crianças.  Ela encontra uma constante nos atendimentos de vários de seus pacientes atormentados normalmente durante a madrugada: Todos eles têm visto uma coruja branca, que medonha e bizarramente os observa durante horas pela janela e às vezes até mesmo dentro de casa. Só que quanto mais investiga, mais acaba se envolvendo com toda a porra.

O que acontece é muito simples. Contatos alienígenas. O de Primeiro Grau, é o contato visual, o de Segundo Grau, são as evidências, Sinais, de Terceiro Grau, o encontro, a comunicação, e o Contato de Quarto Grau é o mais cruel e assustador de todos, a Adbução. Tenho uma teoria sobre os próximos graus, mas fica para ooooutra hora...

Uma particularidade torna o filme deliciosamente perturbador, os produtores e pessoas envolvidas juram de pé junto que as cenas mostradas são documentos reais das pessoas envolvidas, com estatísticas, provas e tudo. Durante toda a história são colocadas lado a lado as cenas da ficção e as ditas assustadoramente reais. Milla Jovovich mesmo, aparece como a Doutora Olhos Esbugalhados mais nas contextualizações e dramatizações das histórias contadas pela verdadeira em uma entrevista que, no mínimo, incomoda. As cenas mais fortes do filme, são as reais.

Contatos de Quarto Grau

Trata-se de um excelente suspense, com cenas instigantes e bizarras. O filme é o tempo todo tenso e com a história bem estruturada e defendida. Pela apelação para o "real" e algumas outras coincidências, além da proximidade temporal nas estreias, o filme lembra muito o recente "Atividade Paranormal" (Se você gostou, vai gostar ainda mais de "Contatos de 4°Grau"), porém com uma riqueza de contextualização, detalhes e até mesmo de explicação muito mais definidas.

Ponto que poderia ser melhor fica exatamente pela presença da nossa bela mocinha-carrasca-de-zumbis-protagonista-coadjuvante Milla Jovovich, talvez pela presença da verdadeira Abigal Tyler fica a sensação de que a atriz não foi bem escolhida, não por atuar mal, apenas por ser muito diferente, uma Julliane Moore, por exemplo, seria perfeita para o papel.

Em 2009 os diretores fizeram um trato:

"- Ninguém dorme mais nessa porra! Todo mundo vendo filme de madrugada... De preferência, morrendo de medo!".

Contatos de 4°Grau é mais um que vai te tirar o sono, impressionante, só que apenas a partir do ano que vem. Aqui no Brasil só estreia dia 1 de janeiro de 2010, já anota aí. Por enquanto, assista o trailer.


Comente ou leia os 0 comentários




Compartilhe isso:



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 
Quentinhas
 
 
06/10/2012 - 14:54:57

É sério que eles ainda tentam mexer com Liam Neeson?
 
26/07/2012 - 05:15:29

Trilogia morceganística termina de forma apoteótica (sempre quis usar essa palavra).
 
 
 
26/07/2012 - 05:02:43

Vamos pegar nossas mochilas e correr pelo mundo?
 
05/07/2012 - 20:36:35

A volta do amigão da vizinhança repaginado.
 
 
 
28/06/2012 - 23:12:38

Diego, Manny, Sid e Scrat voltam ao quarto filme e enfrentam a separação dos continentes!
 
08/06/2012 - 00:57:36

Madagascar voltou! Eu me remexo muito....
 
       
 
 

Trilha Filmes® 2010 - trilha@trilhafilmes.com.br
O cinema nosso de cada dia | Todos os direitos reservados.