O cinema nosso de cada dia.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 


 

EFEITOS ESPECIAIS
22/11/2009 - 21:52:56
Os melhores efeitos especiais do cinema em todos os tempos...


 
 
     
 

Escrito por Chapeleiro Maluco

Efeito especial é a definição usada para as várias técnicas ninjas-mothárfocker de edição de imagens para o cinema que conseguem tornar real algo impossível de ser feito. Algo que não existe, que mataria alguém ou destruiria o planeta. Para a galera mais chata cult é exatamente isso que estraga o cinema, em muitos filmes as histórias são esquecidas e os efeitos especiais são usados de bengala para segurar bilheterias, têm lá sua parcela de razão. Para o grande público, a maioria dos filmes sem efeitos especiais incríveis não tem graça, são sem sal, têm lá sua boa parcela de razão também.

Fato é que as produções que conseguem unir a grande sacada de história com o grande capricho dos efeitos são imbatíveis, são os verdadeiros marcos da história do cinema mundial. Aliás esse é um dos grandes charmes do cinema, tornar real coisas inimagináveis, impossíveis e mágicas. Montamos assim, mais uma listinha marota de melhores efeitos de todos os tempos. Com a sua licença, tomamos a liberdade de excluir grandes filmes de antes da década de 80, que convenhamos, leva desvantagem tecnológica evidente. Vamos a mais um 10+!

10° E.T. o Extraterrestre (1982)
Olha o ano! Não, sério... 1982! Pois é, em 1982, repito, ano que a Drew Barrymore ainda era bonitinha e angelical irmãzinha mais nova, o tal do Spielberg fez uma bicicleta voar com um menino pedalando e um E.T. Proctologista-dedos-de-vagalume sentado na cestinha. Simples o suficiente para ser fantástico.

ET telefone…minha casa

9° Titanic (1997)
Pula toda a parte chata e melosa do Leonardo Di Caprio com a Kate Winslet, aquele navio afundando é impecável, os bonequinhos morrendo congelados ou na queda do navio na vertical são impressionantes, leva por uma das melhores sequências do cinema, levou inclusive o Oscar do ano seguinte por isso.

Eu sou o rei do mundo

8° The Matrix (1999)
Uma marca de nova Era para o cinema comandada pelo Escolhido Neo. A Premissa até hoje analisada da conspiratótia Matrix são as turbinas de um até então novo conceito de efeitos incríveis. Os tiros desacelerados e as técnicas Chapolin de desviar, Sentinelas e super lutas dentro da Matrix. Sem dúvidas, marcante.

Ele é O Escolhido!

7° King Kong (2005)
Meu, o que vou te falar? Olha essa foto! Um macaco gigante brigando com um dinossauro enorme. Depois ainda tem a clássica escalada no arranha-céu, helicópteros e a lourinha boazuda. Qual era a história mesmo? Quem se importa.

O quê o Vin Diesel faz ali? 

6° 2012 (2009)
Impossível não ser citado. As cenas de destruição do planeta estão gloriosas. O Cristo quebrando ao meio, o vulcão de Yellowstone, a onda da China, a destruição da Califórnia. 2012 é sobretudo impressionante, grandioso e um dos melhores filmes de efeitos especiais já feitos. Incrível!

Amanhã eu pago!

5° Forrest Gump (1994)
Aí você me pergunta: Forrest Gump?! E eu te respondo: Sim! Forrest Gump! Falar da história incrível nem conta tanto, mas bons efeitos especiais são também aqueles que são imperceptíveis, simples e fazem, por exemplo, nosso herói meio mentiroso estar apertando a mão do presidente John Kennedy, dando entrevista ao lado do John Lennon e salvando seus companheiros nas melhores cenas de guerra do cinema. Tom Hanks rules!

A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar...

4° Exterminador do Futuro 2 (1991)
Eu vou voltar! E ele já voltou duas outras vezes e nem assim conseguiu se superar em um filme quase perfeito. O Exterminador da Gelatina marcou o cinema lá em 1991 ao perseguir o agora robô bonzinho Schwarzenegger. Mais cenas inesquecíveis de perseguição, robôs derretidos, explosões e até grades sendo atravessadas.

Hasta la vista!

3° Homem-Aranha 2 (2004)
Se um dia montarmos uma lista com filmes de heróis, o segundo Homem Aranha com certeza estará brigando pela liderança. Poderia até mesmo contestar essa própria lista por conta desse filme. O Aranha se diverte pelos altos prédios em cenas fantásticas. Lutas homéricas com o Doutor Octopus e conta com uma das cenas mais emblemáticas e arrepiantes da história do cinema. A batalha no trem em velocidade, as pessoas defendendo seu herói dá frio na barriga. Uma obra de arte.

As vezes para fazer as coisas certas, devemos desistir dos nossos sonhos.

2° Jurassic Park (1993)
Titio Spielberg sempre marcando presença entre os maiores de todos. Os dinossauros foram ressucitados para o cinema lá no já longe 1993, Tiranossauros, Velociraptores voltaram a impressionar e assombrar a humanidade em filmes mais do que reais. Impressionante e impecável.

Deus cria os dinossauros. Deus destrói os dinossauros. Deus cria o homem. O homem cria o dinossauro. Dinossauros comem os homens. As mulheres herdam a terra.

1° O Senhor dos Anéis (2001 -2002 - 2003)
Uma trilogia tricampeã do Oscar de Efeitos Especiais não pode ser à toa. O nome deveria até ser alterado para Oscar Senhor dos Anéis de Efeitos Especiais. Os filmes gravados na Nova Zelândia ao todo tiveram 162 vitórias de 224 indicações em festivais e premiações pelo mundo todo. Baseado na obra do J.R.R. Tolkien, um novo mundo fantástico foi descoberto, a perfeição de Gollum impressionou o mundo. Cenas incríveis e bem complexas de ação, criaturas fantásticas e detalhes grandiosos e ao mesmo tempo minuciosos tornam o filme barbada.

Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício.

A ordem pode ser contestada e outros filmes mereciam ser citados também, mas na essência acredito que conseguimos te fazer viajar. Abrir o Mar Vermelho quase sem tecnologia, por exemplo, não é pra qualquer um (Se você não percebeu, não lembro o nome desse filme beeem antigo). Filmes como De volta para o futuro, Independence Day, Piratas do Caribe, Transformers, Babe, Labirinto de Fauno, Hellboy, O curioso caso de Benjamin Button, Indiana Jones, Alien merecem ao mínimo uma citação, e com certeza ficam faltando muitos. E para o fim do ano ainda tem o esperado Avatar que vem para brigar por Oscar com 2012, Watchmen e Star Trek.

Gosta do tema? Nos aprofundamos um pouco mais no nosso novo podcast sobre efeitos especiais, nossa Cena 5. Ouça agora, baixe para ouvir depois, ou só clica lá pra gente ficar feliz!


Comente ou leia os 7 comentários




Compartilhe isso:



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 
Quentinhas
 
 
06/10/2012 - 14:54:57

É sério que eles ainda tentam mexer com Liam Neeson?
 
26/07/2012 - 05:15:29

Trilogia morceganística termina de forma apoteótica (sempre quis usar essa palavra).
 
 
 
26/07/2012 - 05:02:43

Vamos pegar nossas mochilas e correr pelo mundo?
 
05/07/2012 - 20:36:35

A volta do amigão da vizinhança repaginado.
 
 
 
28/06/2012 - 23:12:38

Diego, Manny, Sid e Scrat voltam ao quarto filme e enfrentam a separação dos continentes!
 
08/06/2012 - 00:57:36

Madagascar voltou! Eu me remexo muito....
 
       
 
 

Trilha Filmes® 2010 - trilha@trilhafilmes.com.br
O cinema nosso de cada dia | Todos os direitos reservados.